Turismo Sénior: Necessidades e Ambições

O Turismo é uma das indústrias que mais crescem na Europa centrado principalmente nas grandes cidades e locais urbanos. No entanto, destinos remotos também podem oferecer tranquilidade e acessibilidade, bem como potencial de desenvolvimento inexplorado e desconhecido para viajantes idosos ativos.

O aumento do número da população mais experiente, apesar das diferenças de cada país, é global. Só na Europa está concentrada cerca de ⅕ da população sénior mundial e em Portugal estima-se que em 2050, para cada 100 jovens (0-14 anos) existirão 183 idosos.

As mudanças demográficas progressivas vão influenciar vários aspectos da nossa vida, incluindo a do Turismo.

A hotelaria sendo uma das indústrias mais dinâmicas e em potencial crescimento económico, e de modo a continuar o seu caminho ascendente, terá obrigatoriamente de se adaptar a todas as novas tendências e ao envelhecimento da população, em particular.

Vários estudos focados na área do envelhecimento vêm comprovar que as pessoas com 55 ou mais anos são um público enorme, com tempo e disponibilidade económica. Não pretendem esconder a “sua idade”, têm especial interesse em cuidar-se e recompensam generosamente as marcas que lhes falam diretamente.

Segundo a OCDE, 2 em cada 5 consumidores 55+, estão interessados numa experiência de viagem de saúde e bem-estar que promova a sua boa condição física e 48% afirma que admite usar o seu tempo de férias para refletir e tomar melhores opções de vida e na sua fase “pós família” procuram as melhores opções de lazer de modo a viverem experiências únicas e autênticas.

A Silver Economy cria então uma nova possibilidade de lidar com os problemas do envelhecimento através de uma abordagem pró-activa do mercado, que se vale da produção de bens e serviços resultantes das necessidades de uma sociedade em envelhecimento. As condições de saúde cada vez melhores dos seniores, bem como a sensibilização para a prática de atividade física, facilitam a dinamização do turismo ativo.

Em jeito de conclusão, e sabendo que os seniores são clientes inegavelmente exigentes, informados e uma grande fonte de potencial económico para a indústria hoteleira, é vital para manter o mesmo sentido ascendente, a sua consciencialização da importância do foco no turismo sénior e garantir a sua fidelização ao aumentar o número de benefícios direcionados ao gigante mercado platinado!