A Silver Economy é a atividade económica específica destinada a satisfazer
as necessidades e motivações das pessoas seniores, bem como as necessidades
das suas famílias em resultado da prestação de cuidados. É a maior economia
mundial, e é estimado que na Europa de 2060, um em cada três habitantes terá
mais de 65 anos.
O envelhecimento é um problema que irá afetar todos nós, mas para as próximas gerações, é provável que aconteça sem a rede de segurança de assistência social financiada. Nos últimos anos tem existido um grande foco no desenvolvimento de produtos para determinadas áreas de necessidade e a maioria destes novos produtos surgem das mãos de startups. Existem áreas de negócio na economia da longevidade em que se tem observado um maior desenvolvimento: área da visão ou audição, produtos focados na perda da continência, capacidade de se alimentar e desidratação extrema. No entanto, e como exemplo, a higiene dentária é um grande problema junto dos idosos e dentro das quais não assistimos a grandes inovações.
As empresas / empreendedores continuam com muita dificuldade em saber onde investir ou que tipo de negócios iniciar.
Aqui fica uma lista de negócios que trazem soluções tanto para o público maduro que procura novidades e reinvenção, como para aquele que almeja por descanso e tranquilidade.
- Assistência / Apoio
- Cuidadores, motoristas, acompanhantes: aqui cabe uma solução diferente dentro de cada estágio do envelhecimento;
- Serviços de Cuidados de Saúde (centros de dia de cuidados específicos, casas de repouso, clínicas…);
- Equipamentos de Suporte à Saúde (cadeiras especiais para banho, inaladores…);
- Suporte Emocional: psicologia emocional, terapia ocupacional;
- Medicamentos / Tratamentos Alternativos.
- Financeiro / Administrativo
- Consultoria financeira (mudanças planos de poupança e soluções à ausência de apoio de segurança social);
- Orientações para investimentos adaptados a cada etapa da vida;
- Preparação documental para facilitação de trâmites financeiros relacionados com herdeiros;
- Planificação detalhada do fim de vida (lista de desejos, património, sucessões, doações…).
- Planear a “Velhice”
- Soluções para quem ainda não chegou aos 60;
- Organização de investimentos para o futuro;
- Antecipação da vida duradoura ao oferecer serviços de prevenção e / ou diagnósticos de saúde preventivos;
- Variedade de serviços para as faixas etárias dos 30, 40, 50 anos.
- Soluções de Habitação
- Agências imobiliárias focadas nas necessidades e desejos dos clientes 55+;
- Serviços de arquitetura e engenharia para adaptações de espaços já existentes e torná-los adequados a este segmento;
- Fornecimento de materiais de construção especializados;
- Construção de condomínios residenciais para a geração 55+.
- Estilo de Vida
- Organização de atividades sociais;
- Aulas de dança, desporto adaptado, línguas, artes;
- Organização de viagens / passeios;
- Serviço de fornecimento de alimentação especializada (Criação de ementas personalizadas de acordo com as necessidades dietéticas do cliente);
- Entretenimento e trocas entre gerações.
- Moda, Beleza e Bem-Estar
- Desenvolvimento de coleções de vestuário moderno, confortável e adequado;
- Serviços de atendimento ao domicílio para a realização de compras de peças de vestuário;
- Cosméticos, dermocosméticos, massagens;
- Produtos que sigam as tendências de moda atuais focados no perfil destes consumidores;
- Serviços de beleza (maquilhagem…).
- Tecnologia
- Desenvolvimento de apps, sensores, chips para facilitar a monitorização;
- Aulas de informática, consultorias para o uso de equipamentos tecnológicos no geral;
- Telemedicina;
- Robótica ou Inteligência Artificial que permita uma maior autonomia do idoso (horários de toma dos medicamentos, organização das tarefas diárias, reduzir o sentimento de solidão).