“Com quase 30% de cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, a população do Japão é a mais velha da Terra a seguir ao minúsculo Mónaco. A sua média etária de 48,7 anos ultrapassa de longe a média etária mundial, cifrada em 30,2 anos.
Em Iwase, um pacato bairro portuário na orla da baía de Toyama visitado durante esta reportagem, os jovens partiram e os que ainda aqui vivem vão-se tornando mais velhos. Esta dinâmica é visível em todo o país, à medida que a taxa de natalidade prossegue o declínio registado há várias décadas. Em 2010, a população do país atingiu o seu máximo: 128 milhões de habitantes. Agora, tem menos de 125 milhões e prevê-se que o número continue a diminuir ao longo das próximas quatro décadas. Em simultâneo, a esperança de vida dos japoneses tem aumentado: 87,6 anos para as mulheres e 81,5 anos para os homens, em média. À excepção do minúsculo principado do Mónaco, a população do Japão é actualmente a mais velha do mundo.”
Artigo completo em: https://www.nationalgeographic.pt/historia/fotorreportagem-nova-velhice-japao_4235?fbclid=IwAR0KivREfpgxr9AVbJS6wGEFV3RR_L67_cTehsUrhVW7LsWeoEoDAvyfDHc
#nationalgeographicportugal
#ageless