Maio mês Europeu da Diversidade e Inclusão 2023

O mês de Maio assinala o Mês Europeu da Diversidade na UE, apelando a que empresas e organizações de toda a Europa unam esforços com a Comissão Europeia, de modo a evidenciar a importância da diversidade e da inclusão no local de trabalho e na sociedade através da organização de eventos e atividades ao longo deste mês.

Esta iniciativa faz parte do compromisso da Comissão Europeia de combater a discriminação e promover locais de trabalho diversificados e inclusivos, tendo sido assinalada, pela primeira vez, em maio de 2020, no âmbito do 10.º aniversário da Plataforma das Cartas da Diversidade da UE, como forma de celebrar o empenho das organizações para ajudar a criar ambientes equitativos e inclusivos em benefício de todos.

A igualdade e a diversidade são as principais prioridades da Comissão Europeia. Para combater a discriminação e promover sociedades mais equitativas, a Comissão adotou uma abordagem proativa, com planos de ação e medidas específicas.

No âmbito dos esforços em curso para cumprir o seu compromisso de promover sociedades mais inclusivas e justas na Europa, a Comissão está a organizar pela segunda vez o Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade. Esta nova iniciativa complementa o Mês Europeu da Diversidade, celebrado anualmente, que visa sensibilizar para a importância da diversidade e da inclusão no local de trabalho e nas nossas sociedades.

O Prémio reconhece o trabalho realizado por cidades, vilas ou regiões da Europa para promover a inclusão e criar sociedades livres de discriminação.

Está aberto à apresentação de candidaturas por autoridades locais e é uma oportunidade de mostrar ao mundo o que estas «capitais da inclusão» estão a fazer para criar espaços mais diversificados e inclusivos para os seus cidadãos.

Em Portugal, o município do Fundão destacou-se ao vencer o prémio de Bronze pelos esforços envidados no sentido de reforçar a diversidade e a inclusão na sua comunidade.

Numa cerimónia de alto nível em Bruxelas, a Comissária para a Igualdade Helena Dalli, juntamente com a vice-presidente Věra Jourová e a representante do Comité das Regiões Kate Feeney anunciaram os vencedores da edição do Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidadedeste ano.

Nove autoridades locais de sete países partilharam os Prémios de Ouro, de Prata e de Bronze em três categorias.

O Fundão ganhou o Prémio de Bronze na categoria de autoridades locais com menos de 50 000 habitantes. O Fundão tem em curso algumas iniciativas muito importantes para os migrantes, contando com um centro de migração e mediadores interculturais. Outras iniciativas abordam questões de género com especial incidência na resposta à violência com base no género, juntamente com um leque de serviços sociais prestados a pessoas idosas.