A Europa tem mais de 100 milhões de seniores (⅕ da população mundial). Em Portugal prevê-se que em 2024 existam 183 idosos para cada 100 jovens e que em 2050 esta relação seja de 242 idosos!
Os 55+ são um público grande e lucrativo, cujas necessidades específicas não estão a ser satisfeitas na sua plenitude. Têm disponibilidade económica, têm tempo para despender e interesse em cuidar-se. Não pretendem esconder a sua idade: o seu objetivo não é parecerem mais novos, mas sim conseguirem tirar o maior proveito desta nova etapa da vida.
A pandemia acelerou as compras on-line, a digitalização dos consumidores maduros, mas revelou que a maioria das marcas ignora ainda as necessidades específicas deste segmento. De uma forma generalizada, as marcas não estão atentas às necessidades destes consumidores quando constroem as suas páginas on-line e, na sua maioria, não se preocupam em lhes facilitar estes processos através de vídeos tutoriais explicativos.
Enquadramento feito, é necessário então que as marcas reconheçam este público enorme e lucrativo, que adoram as marcas que estão atentas a este momento específico da sua vida.
Ofertas Personalizadas vão impulsionar o comportamento de compra e fidelizar os consumidores seniores a estas marcas. Vários estudos revelam que dar ofertas personalizadas aos seniores faz com que eles experimentem uma nova marca, comprem mais e com mais frequência:
- 1 em cada 5 vai gastar mais dinheiro e mais da metade consumir com mais frequência.
- 71% sentem-se identificados com a marca.
- 31% revelam que se sentiriam incentivados a comprar mais cedo.
É importante “honrar” os consumidores seniores e criar com eles ligações emocionais únicas. Deste modo, a marca conseguirá a sua infinita atenção e uma total fidelização.