Existe uma idade limite para brincar? O que são estes parques seniores que crescem de forma tão salutar por todo o mundo?
Originários da China, são parques adaptados ao uso dos mais velhos com equipamentos e estações à medida das suas necessidades focados essencialmente no equilíbrio e alongamento dos membros. Tal como a ciência tem revelado existe uma correlação direta entre exercício e hábitos saudáveis para a prevenção de várias doenças, inclusive a de demência.
Várias são as autarquias que apostam nestes locais como forma de promover um envelhecimento saudável e ativo.
Parques infantis e seniores são totalmente distintos e claro que não se encontram nestes espaços os equipamentos tradicionalmente infantis como escorregas ou caixas de areia. Ao invés podemos encontrar equipamentos mais seguros para as articulações focados na força muscular e em atividades como o caminhar e o aumento da flexibilidade dos membros. Para além da questão física e dos benefícios destes exercícios para, por exemplo evitar quedas, existe um benefício ainda maior e muitas vezes esquecido: o aspecto social.
As pessoas mais velhas podem ficar mais isoladas e em solidão, o que rapidamente deriva para uma depressão. Ao frequentar estes espaços têm a possibilidade de encontrar pessoas com quem se identificam, construir amizades e promover a socialização num ambiente divertido.
Saírem, divertirem-se e fazerem novas amizades é na mesma relação tão saudável como exercitar os músculos!