“70 over 70” – Empreendedorismo Sénior

“70 over 70” foi o mote que Paul Tesner, Empreendedor 66, decidiu lançar aquando do convite para partilhar a sua experiência, dificuldades, desafios e oportunidades, durante uma TED Talks.

 

Portugal goza de uma esperança média de vida muito elevada (80 anos). Os seniores portugueses, isto é, a população com mais de 55 anos, correspondem a mais de 3,8 milhões, o que representa cerca de 40% da população. Esta geração de prata goza também de boa saúde física e económica, de acordo com os dados disponíveis e as conclusões do Barómetro do Consumidor Sénior Português realizado pelo Centro de Investigación Ageingnomics da Fundação MAPFRE. Assim, sendo, Portugal está nas melhores condições para beneficiar da economia de prata (silver economy), um novo vetor económico que pode contribuir para o país com novos empregos e produção de riqueza com base no potencial de uma sociedade que celebra o seu aniversário com boa saúde.

Por outro lado, é muito crítica em relação ao mercado de trabalho e à falta de oportunidades para o talento sénior. E é neste contexto, que achei por bem deixar o desafio e o testemunho do Paul Tasner, empreendedor aos 66 anos, que arriscou, foi bem sucedido, mas que sentiu a falta de poder partilhar as suas ideias, dúvidas com pessoas de idade semelhante : “(…) Posso dizer-vos que existem muitos meios para empresários de todas as idades, mas aquilo por que eu mais ansiava há cinco anos era encontrar outros empresários de “primeira viagem” com a minha idade. Queria criar uma relação com eles. Não tinha modelos a seguir, absolutamente nenhuns. O programador com vinte e poucos anos de Silicon Valley não era o meu modelo.(…)”

Posto isto, e num jeito de lançar também um tema para ser falado e debatido, parafraseio também uma das questões que este empreendedor deixou: “(…) Não acham que o êxito alcançado por um empresário de 70 anos tem tanto significado e merece ser tão noticiado como o êxito de um empresário de 30 anos de idade? Claro que sim! É por isso que queria fazer a frase “70 acima dos 70″…”